sábado, 17 de novembro de 2012

Justin Bieber é entrevistado pela revista Maclean's

Recentemente, enquanto Justin Bieber estava em Washingtons D.C, este concedeu uma entrevista à revista Maclean's e em baixo tens toda a entrevista traduzida.


"Há algo de perverso em mandar um homem velho o suficiente para ter visto os Beatles a tocar no Maple Leaf Gardens na missão de entrevistar Justin Bieber. Eu entrevistei a minha lista de lendas da música – Mick Jagger, Keith Richards, Madonna, Bryan Adams, Neil Young, Leonard Cohen, Tina Turner, Gordon Lightfoot, k.d. lang, Shania Twain. Mas, mas por algum motivo, eu me senti mais apreensivo em conversar com Bieber. Não porque eu estivesse impressionado. Só não me sentia qualificado. Não importa que eu tenha passado mais tempo na estrada como um músico profissional do que ele (5 anos atrás). Este é outro mundo. Mesmo depois de mergulhar na música de Bieber e ler tudo o que consegui, conhece-lo era como visitar uma estrela de outro planeta. Não me lembro da última vez que tive uma conversa longa com um rapaz de 18 anos, ainda para mais uma estrela prodígio do pop, fabulosamente rica e bem sucedida, com mais de 30 milhões de seguidores no Twitter e 3 mil milhões de visualizações no Youtube.
Aqui ficam algumas reflexões sobre a nossa entrevista, com cortes que não estão na Maclean desta semana, que já está nas bancas:
Conhecemo-nos no seu camarim nos bastidores do Verizon Center, uma arena no centro de Washington D.C., na noite da eleição presidencial, cinco horas antes dele entrar em palco. Eu tinha meia-hora. Ele estava a vestir-se em frente a um espelho quando o seu segurança, Kenny Hamilton, o apressou. Eu desviei o meu olhar até ele ficar decente.
Quando se entrevista uma celebridade, procuramos sempre  momentos espontâneos para quebrar o gelo, ou para gerar uma conversa. Quando eu vi uma mesa de ping-pong, eu disse que contumava ser muito bom. Aproveitando a chance para jogar, ele entregou-me uma raquete. Era uma daquelas de espuma pesada. Pela minha vida, eu não conseguia manter a bola na mesa. Ele tentou lançar a bola para mim, e admitiu que percebeu que um dia eu tinha sido bom. “Isto não está a funcionar,” eu admiti preocupado por ter desperdiçado o meu tempo precioso em vez de ter começado a conversa.
Enquanto ele se sentava no sofá eu liguei a câmera, e Bieber foi educado como qualquer canadiano. Ele falou da sua música e das suas ambições com uma sinceridade cautelosa, mas não como alguém treinado. Possuído por uma postura quieta e uma falta de ironia refrescante.
Eu perguntei como é um dia típico de concerto: “Eu acordo entre o meio dia e a uma hora,” , “depois passo a manhã a treinar ou a descansar e vou para os Meet&Greet às 16:30, depois entro no palco mais ou menos às 20h, e todos os dias serão assim até o final da tour. Eu adoro apresentar.me todas as noites, aperfeiçoando alguns aspetos e fazendo outros diferentes.”
Bieber falou muito sobre a importância de trabalhar no duro e orientação profissional: “Há que saber como manter a cabeça no lugar e só se consegue isso mantendo as pessoas certas à nossa volta e sendo lembrado do que é realmente importante, e nunca perdendo a paixão e o que nos leva a fazer o que fazemos” disse-me ele.
“Quando eu não quero fazer as coisas e estou frustado, eu lembro-me que isto é o que eu escolhi porque eu adoro o que faço. Se é uma sessão de fotos de oito horas que eu não quero fazer – porque é que eu preciso  de fazer uma sessão de fotos? – Eu quero que a minha mente me puxe até eu fazer e dar o meu melhor. Kobe Bryant chega sempre 3 horas antes de toda a gente para fazer o seu próprio treino antes dos outros, depois fica até mais tarde e treina depois de todos se irem embora. Esse é o tipo de pensamento que eu quero.”
Não somente músico, Bieber comanda um império gigantesco de negócios. Mas ele deixa os outros tomarem conta dos detalhes. “Tudo é feito para mim porque eu não estou interessado em faze-lo,” contou-me ele. “Mas tudo vem do meu cérebro e depende do que eu quero. Se eles me mostram uma fragância que eu não gosto, eu não vou dizer para eles venderem. Todas as decisões, os diferentes aplicativos em que eu invisto, eu tenho a certeza que gosto deles. Isto é um bom pensamento: não faças se não gostas.”
Mesmo que me tenham exigido que não o questionasse sobre a sua namorada, eu estava curioso sobre como é que o facto de ele ser um sex symbol adorado por milhares de raparigas concordava com a sua fé cristã. A sua mãe diz ter recusado ter relações sexuais desde que terminou com o pai de Justin quando este tinha 10 meses – ela não se casou novamente e acredita que sexo antes do casamento é imoral.
“Qual a sua opinião sobre sexo antes do casamento nos dias de hoje?” Perguntei eu a Bieber.
“Essa é uma pergunta que não deveria estar a fazer,” ele respondeu, sem hesitar, lançando um olhar cortante contrastado com um ar de cachorrinho.
A minha reação imediata foi pedir desculpas. Eu pensei, meu Deus, eu acabei de violar a privacidade de um adolescente, foi como como se eu tivesse perguntado sobre a sua orientação sexual.
“Sem recentimentos,” ele disse.
Só depois eu percebi: espere um minuto, eu não lhe perguntei se ele faz sexo antes do casamento, com Selena Gomez ou qualquer outra pessoa. Eu perguntei a sua opinião sobre o assunto. Bieber é do género: “Se eu for seu namorado, nunca te vou deixar ir”, e flerta com milhares de raparigas todas as noites. Então a pergunta não está fora de contexto.... Mas há algo de assustador em falar com alguém tão jovem que tem tanto poder e confiança. Nos filmes de terror, nada é mais assustador do que uma criança com poderes sobrenaturais. Não que Justin seja uma criança. Desculpa, continuo a esquecer-me que ele tem 18 anos.
Eu consegui, mesmo assim, que ele falasse sobre cantar sobre amor e mágoas com maturidade apesar da sua idade.
 “Eu sou jovem,” ele disse, “mas eu sei o que o amor é, eu sei o que é ter o coração partido até um certo ponto. Eu não falo muito sobre o fim de relacionamentos, porque eu não tive muitas experiências dessas. Por isso eu não escrevi sobre corações partidos e não vê isso na minha música ainda, quero dizer, eu não sei. Mas a minha música vai amadurecer comigo. E é isso.”
Clique para ver imagem em tamanho real
Justin Bieber com o entrevistador

Sem comentários:

Enviar um comentário